terça-feira, 17 de novembro de 2009

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
A escola deve dispor de todos os recursos tecnológicos existentes na sociedade, caso contrário continuará parada no tempo e hoje, as mudanças que acontecem em nosso meio principalmente as mudanças tecnológicas e sociais exigem uma pessoa que saiba pensar, que seja crítico e capaz de se adaptar às mudanças da sociedade.
Nesse caso, o professor com a ajuda do computador pode exercer a função de transmissores de informação e formadores de opinião. O maior desafio para a introdução do computador na educação é no que implica numa mudança de postura dos membros do sistema educacional e na formação dos administradores e professores. Vencer essas barreiras certamente não será fácil, porém, se isso acontecer, teremos benefícios tanto de ordem pessoal quanto de qualidade do trabalho educacional.
O computador faz parte da nossa vida, portanto a escola deve nos preparar para lidarmos com essa tecnologia. O interesse em estudar esses objetos tecnológicos na escola deve ir além do simples fato de eles permearem a nossa vida. Pela facilidade de animação e de simular fenômenos, contribuem para que o computador seja facilmente usado na condição de meio didático, motivando e despertando a curiosidade dos alunos. É necessário tornar nossas escolas mais motivadoras e interessantes em termos de aprendizado e desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social.
O computador entra na escola como meio didático onde o aluno deve se familiarizar, mas sem alterar a ordem do que acontece em sala de aula. O computador serve para tornar um pouco mais interessante e "moderno" o ambiente da escola. Essa certamente é a razão mais nobre do uso do computador na educação.

Um comentário:

  1. Alex,penso que muitas coisas podem ser mudadas, inclusive a educação e seus profissionais. Mas tenho a certeza que esta mudança deve começar dentro de nós.
    Parabéns pelo seu blog.
    Um grande abraço
    Rosane

    ResponderExcluir